Clássicos · coisas que acho legais · Livros e resenhas · Minhas infantilidades/animes/mangás

Marion Zimmer

Sempre que começo a ler eu literalmente viajo. Saio de mim e mergulho completamente no universo do livro. Semana passada comecei a revistar uma autora que amo desde que li A Filha da Noite. Sim, estou falando de Marion Zimmer. Eu conhecia a narrativa dela primeiro por esta apaixonante adaptação da Fauta Magica de Mozart. Um livro de um romantismo ingênuo e personagens leves concebido como infanto-juvenil, mas com uma densidade capaz de instigar adultos com mais facilidade do que encantar crianças. Depois disso descobri as Brumas de Avallon com personagens ricas, densas, uma narrativa empolgante, sensual e sedutora, Bem como uma Morgana mais próxima dos mitos originais que deram origem as novelas de cavalaria do ciclo arturiano. Uma Morgana terrível e amorosa longe da moralização e pasteurização impostas pelo cristianismo que demonízava as figuras femininas, em especial as dotadas de caráter divino bem como demonizavam o sexo. Confesso que por quase 20 anos foram estas obras que desenhavam a imagem que eu tinha da autora.
Ao iniciar a leitura seguindo a ordem cronológica sugerida pela estrutura das obras vi nascer diante dos meus olhos um painel muito maior e mais rico do que eu imaginava. A autora e suas co-autoras desenham um ciclo reencarnatorio que tem inicio na queda de Atlântida e segue pela historia da Bretanha, passando pelo período romano e invasões barbaras até chegar aos dias atuais não mais no velho mundo mas nas terras colonizadas pelos ingleses nas Américas (EUA).
Involuntariamente busquei algumas, vezes bem sucedida e outras nem tanto, identificar Deoris, Damaris, e Tiriki bem como seus amados.
E fascinante como ela mistura fantasia e ficção com fatos históricos reais e nos leva a crer na realidade ficcional que nos absorve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s