coisas que acho legais · Minhas opiniões

Contra o racismo nada de bananas, nada de macacos, por favor! | Negro Belchior

http://negrobelchior.cartacapital.com.br/2014/04/28/contra-o-racismo-nada-de-bananas-por-favor/

Estou cansada de ver as pessoas comprarem ideias sem refletir sobre o assunto.
Estamos vendo as pessoas comendo bananas e dizendo somos todos macacos e dando explicações esdrúxulas. O fato do ser humano ser um primata não nos faz macacos. O fato de este ou aquele jogador de futebol ter comido uma banana jogada contra ele não faz disso um símbolo e em muitos casos e até contra prudente.
O uso do termo macaco tem uma conotação muito mais profunda na tentativa de desumanizar o negro.
Não sou negra. Sou loura de olhos verdes e supostamente isso não deveria me afetar. Mas sou de uma família de negros e pardos. Eu sou a barata descascada e nunca sofri preconceito, mas vi um garoto ser chamado de macaco pela professora da pré escola. Ser mordido pelos colegas e tratado como uma criatura inferior, tratado como burro quando tinha um QI de 182. O vi chorando e dizendo não sou negro sou marrom. Para ele comer uma banana não resolveria nada. Não se faz piada quando é agredido física e emocionalmente. Por isso acho muito mais pertinente a reportagem da carta capital do que Neymar e Xuxa comendo banana. Deem uma olhada no link a cima do post.

post do celular

Um comentário em “Contra o racismo nada de bananas, nada de macacos, por favor! | Negro Belchior

Deixe um comentário

