Que mulher não se preocupa com as unhas? A resposta é que praticamente todas. No entanto quantas associam as unhas à saúde?

Faz algum tempo que minhas unhas, que sempre foram lisas e fortes e flexíveis ficaram frágeis, quebradiças com linhas verticais e manchas esbranquiçadas. Um horror total. Primeiro culpei o uso constante e esmalte, então fiquei um mês com elas limpas, só usando fortalecedor. Elas melhoraram muito, afinal unhas precisam respirar, mas não voltaram a ser o que eram então resolvi pesquisar um pouco sobre o motivo de estarem assim.

Pode parecer bobagem mas nossas unhas não servem apenas para ficar bonitas e esmaltadas refletindo nossa personalidade ou tendências de moda.

Se olharmos bem para nossas unhas elas podem dizer muito sobre nós mesmas. Nossas unhas são feitas de um tipo queratina. Essa substância está presente em muitas partes do nosso corpo incluindo os cabelos.

Nossas unhas quando saudáveis devem ser fortes e flexíveis. Além disso devem ser brilhantes e sem irregularidades na superfície.

001

Existem diversos motivos para as unhas crescerem irregulares, os mais comuns são os traumas na cutícula. Ou seja, é bom ter cuidado na hora de escolher a manicure ou na hora de fazer as unhas em casa. Nada de passar aquele pauzinho com força demais ou afundar muito as cutículas. Pode parecer lindo na hora, mas mesmo nossas cutículas não existem atoa.

Além de traumas outro motivo para as unhas crescerem irregulares é a alimentação. No dia a dia, em busca de praticidade nós nos esquecemos de comer frutas e verduras nos alimentando principalmente de industrializados. Nossas unhas e cabelos necessitam de vitaminas A e B, complexos minerais como zinco, ferro e iodo e uma má alimentação nos priva destes nutrientes e como resultado nossas unhas ficam fracas e quebradiças.

Outra causa do enfraquecimento das nossas unhas são as micoses, doenças de pele oportunistas e deficiências glandulares (hipotireoidismo).

Até mesmo o hábito de tomar pouca água influencia na saúde das nossas unhas.

Então se pensarmos bem as nossas unhas são um espelho da saúde do nosso corpo.

Segue abaixo um quadro com os problemas comuns:

Problemas mais comuns nas unhas
Unhas pálidas, sem cor Anemia, deficiência de ferro
Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam Falta de vitamina A, proteínas e cálcio
Unhas que não crescem Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos
Unhas muito finas e quebradiças Falta de proteína
Unhas com linhas horizontais e frágeis Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal
Unhas com linhas verticais e frágeis Deficiência de ferro ou anemia
Unhas com pontos brancos Pode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.
Unhas com manchas escuras e avermelhadas Pode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente
Unhas com manchas amareladas Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do  leito Psoríase ou intoxicação por medicamentos

 

 

Anúncios