Unhas saudáveis – tirar ou não as cutículas

Bom dia!

Ultimamente tenho estado em busca de praticidade, em especial nos cuidados pessoais. Gosto de estar com as mãos bonitas e bem feitas, mas confesso que não gosto muito de ir ao salão. Além disso sempre tive as cutículas muito finas. Justamente por isso é difícil achar uma manicure que não me arranque um bife e se eu inventar de fazer a unha toda semana acabo saindo machucada então deixava para fazer a unhas no salão a cada 15 ou 20 dias.

No meu post anterior eu tinha comentado que estava com as unhas fracas, estriadas e com manchas brancas. Mudei a alimentação, porque estava com uma leve anemia, parei de passar esmalte para acompanhar a evolução das unhas. Foram mais de 40 dias observando.

1º – A alimentação influencia muito na força e resistência da unha. Desde que passei a ingerir mais ferro e vitaminas além de sentir menos sono minhas unhas ficaram mais fortes a ponto de dobrar sem quebrar.

2º – O habito de tirar a cutícula é que estava deixando minhas unhas estriadas. Por minha cutícula ser muito fina ao retirar machucava o pé da unha e isso a fazia crescer cheia de estrias.

download (1)

Nestes 40 dias passe a hidratar mais as mãos e a apenas afastar as cutículas.

A diferença foi muito grande na qualidade da unha que cresceu. em 40 dias as estrias desapareceram e a superfície da unha ficou lisinha como se tivesse sido polida.

images (17)Curiosa comecei a buscar um pouco mais de informação sobre como manter as mãos bonitas sem precisar do famigerado alicate.

Descobri que o nosso habito de retirar as cutículas que achamos tão “higiênico” na verdade não é nada saudável.  Afinal, cutícula também é pele e portanto tem função específica em nosso corpo. A função dela é especificamente proteger nossas mãos da entrada de fungos em bactérias através das unhas.

“Além disso, é na região da cutícula que está localizada a matriz da unha. Inflamações ou traumas nesta área podem ocasionar alterações no formato da unha e o surgimento de estrias, ondulações e descolamentos”, diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo.

Quando vamos ao salão nem todas temos o habito de levar nosso próprio alicate e as bacias onde pés e mãos ficam de molho nem sempre tem higienização adequada de modo que toda vez que fazemos a unha além de enfraquecer uma das defesas do nosso corpo nós podemos estar empurrando porta a dentro do nosso corpo uma série de problemas que vão de simples inflamações a infeções, fungos, hepatite e HIV.

Pra começar
Aderir ao novo habito é mais fácil do que parece. Mesmo que sempre fez as unhas com alicate e acha que tem muito “couro para tirar” pode se surpreender.

Passo 1- Limpeza – Retire todo o esmalte de preferencia com removedor em lugar de acetona, a acetona enfraquece as unhas. Lave suavemente as unhas das mãos e pés usando uma escovinha. Não precisa por força. É só para retirar os resíduos do removedor de esmalte e as sujeirinhas que fatalmente se acumulam em baixo.

Passo 2 – Amolecer as cutículas – É bom ter um amolecedor de cutículas ele facilita o trabalho, mas caso não tenha use um bom hidratante  passando ao redor das unhas. O invés de por as mãos de molho na água aqueça um pouco de água e mergulhe pedacinhos de algodão com tamanho suficiente para enrolar a ponta de cada um dos dedos, sem remover o hidratante. Aguarde alguns minutos.

Passo 3 – Afastar as cutículas – Retire o algodão uma unha por vez, passando suavemente a parte chapada do pau de laranjeira de fora para dentro empurrando a cutícula para o lugar certo. Não é bom por força porque machuca a base da unha. Quem tem as cutículas finas como as minhas não precisa fazer mais nada além de aplicar o esmalte.

Passo 4 – Para quem tem muita cutícula – pode ser que apareçam algumas pontinhas arrepiadas, muito comuns em quem tem problemas de unhas encravadas e/ou habito de “afundar a cutícula” neste caso a primeira limpeza vai precisar de um alicate bem afiado só para aparar estas pontinhas. – Não confundir com retirar tudo – Quando se apara as pontinas com cuidado elas não voltam a arrepiar porque daqui para frente vão crescer no formato natural.

Aplicando o Esmalte –

Aplicar o Esmalte nas unhas com cutículas é até mais fácil – isto se estiverem hidratadas e saudáveis. .

passo 1 – Retirar os resíduos do hidratante – basta enxaguar as mãos com água e secar bem os cantinhos.

passo 2 – Aplique o esmalte normalmente.

passo 3 – Como o hidratante/amolecedor de cutículas já deixaram elas bem macias na hora de limpar você vai perceber que o pauzinho desliza fácil e que o removedor de esmalte não causa nenhuma ardência.

Fato – o aumento das cutículas com aquela aparência de couro ressecado é resultado direto do nosso habito de tirar com o alicate, e pode ser revertido com o uso de hidratantes redutores de cutículas. A avon, a granando, vitoria secrets, dior etc tem ótimas opções.  

Um fato interessante é que quando estamos fazendo a limpeza das unhas o excesso de cutícula desnecessário se solta naturalmente ao passarmos o palito e nem percebemos. Caso ainda queira um resultado melhor há hidratantes esfoliantes que podem ser usados antes se começar o trabalho. Usei um do “hidramais ” comprado do Shopping dos Cosméticos do Goiânia. Apliquei nas mãos massageando as cutículas suavemente antes de fazer o processo de limpeza. O resultado nas mãos e nos pés foi muito bom sem falar que deixou a pele bem mais suave.

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Unhas saudáveis – tirar ou não as cutículas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s