A S A G A D O S C A P E L I N O S VOLUME III O PRIMEIRO FARAÓ – parte I ALBERT PAUL DAHOUI

Bom dia queridos amigos. Uma abençoada segunda feira para todos nós.

Para constar quanto mais eu leio a saga dos Capelinos mais me apaixono pela narrativa. Para quem está entrando no blog pela primeira vez a saga dos Capelinos é um conjunto de 7 livros que contam a história do surgimento da civilização a partir dos sumérios e segue até a morte de Jesus Cristo. Como os livros segue a ótica espirita que considera a reencarnação como um fato e que nosso desenvolvimento tecnológico e cultural teria sido alavancado pelo nascimento dos espíritos exilados de Ahtilantê um planeta que orbitaria a estrela Capela, na constelação do Cocheiro, também chamada de Cabra.

Eu não tenho a intensão de julgar a veracidade da obra, deixo isso para a crença pessoal de cada um. Como professora literatura e apaixonada por mitologia e teologia gostei muito da estrutura das obras e da forma como cada história se desencadeia, mas gostei principalmente da mensagem de solidariedade, amor ao próximo e de redenção.

A cada livro acompanhamos a história de pelo menos dois espíritos que estiveram nas mais profundas trevas da intolerância e que através não só do sofrimento, mas das boas atitudes encontram seu caminho para fora do vale de lágrimas que eles próprios criaram. As narrativas demonstram que a providencia transforma o mal em bem, mesmo quando somos teimosos de mais para aceitar nossos erros e defeitos mais tenebrosos.

Independente de considerar verdade ou não, acreditar ou não no que é exposto em cada livro eu acredito que valem a pena ser lidos pois estimulam o que há de melhor em cada pessoa.Osiris -

Embora segundo livro “A Era dos Deuses” fale de Horus achei melhor deixar para falar dele aqui. Isso porque no livro anterior Horus teve uma existência bastante breve. Na mitologia Egípcia Horus o deus Falcão junto com Osiris e Rá é uma das figuras mais reverenciadas. No livro II este personagem começa como um médico inescrupuloso no distante Ahtilantê. Ele trata de Tamkess que sofrera um acidente ficando inválido e embora seja casado tem um caso com a enfermeira do jovem doente. Servignia amante do médico por mais de 10 anos é por ele abandonada e por vingança o denuncia no concelho de medicina destruindo a carreira do homem que é levado ao suicídio e posteriormente se torna o obsessor que a leva a loucura.

Na trajetória de recuperação de seu espirito ele renasce como filho de Servignia agora Isís que tem por ele não mais o amor possessivo que a levara a fútil vingança, mas o terno amor de mãe. Horus  não tem afinidade com o pai sendo um espírito mais bruto e intolerante, mais disposto a dominar pela força do que pela sutileza. Em diversos aspectos era inadequado para seguir a obra que Osrís começara naquela existência. Com a traição de Seth ele desencarna de forma brutal sem ter tido chance de suceder ao pai.

No segundo livro Seth que já tinha a natureza cruel havia sido influenciado por um espírito Garusthê-Etak que desde Ahtilantê vinha sendo consumido pelo embrutecimento e animalidade e na terra um viciado em vampirizar fluidos vitais sendo um grande influenciador de assassinatos e batalhas.

Agora no terceiro livro Seth e  Garusthê-Etak que dividiram o Egito atrasando o progressos tecnológico e intelectual do vale do Iterou/Nilo renascem em províncias diferentes e com uma mesma obsessão, unir Egito em um reino só.

Garusthê-Etak tem uma história bastante interessante. Em Ahtilantê chamou-se Rokburatra um jovem de impulsos violentos que após ser esfaqueado em uma briga de bar e sofrer uma recuperação penosa ficou viciado em um medicamento de Ahtilantê  chamado miridina que a exemplo da nossa morfina era um poderoso entorpecente. Seu vicio o levou a zonas obscuras a fim de satisfazer seu vício, de simples viciado tronou-se assassino subindo rápido entre os mais terríveis bandidos. De guarda costas tornou-se chefe da corja. Casou-se mais por capricho e luxuria logo vendo-se preso em um casamento se amor apaixonou-se perdidamente por uma mulher casada que assim como ele largou cônjuge e filhos. A esposa legitima humilhada o mata envenenado sendo que seu espírito é levado pelos alambaques, torturado e animalizado até não mais se reconhecer tornando-se um vampiro de fluidos vitais.

Esse mesmo Garusthê-Etak, que orquestrou tanto sofrimento através de Seth renasce como  Zékhen filho do senho no Alto Kemet, as terras ao Sul do delta do Nilo sendo instrumento para a unificação daquilo que anos antes ele mesmo destroçou. Zékhen não é um estadista como fora Osíris, é um espírito ainda embrutecido em busca de redenção e sua brutalidade agora estaria a serviço da evolução de um povo.

Enquanto isso Seth e seu comparsa Aker renascem em Perouadjet ao norte do Delta do Nilo. Aker é agora rei Perouadjet paralisado por uma trombose  e seu filho Antef é Seth reencarnado. Antef como Zékhen sente-se compelido a unificar norte e sul sendo igualmente instrumento do progresso pois segundo a lei divina de uma forma ou de outra reparamos o mal que fizemos.

Zékhen diferentemente de Seth/Antef, foi capaz de perceber que as diferenças entre norte e sul eram em sua maioria econômicas e também foi mais perspicaz ao criar um exercito que séculos depois seria copiado pelos romanos – a formação de tartaruga tão conhecida por nós em filmes épicos.

Embora Zékhen /Rokburatra/Garusthê-Etak tenha papel importantíssimo na reunificação do Egito/Iterou é seu filho Nemer reencarnação de Horus que vai ganhar o título de primeiro faraó.

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “A S A G A D O S C A P E L I N O S VOLUME III O PRIMEIRO FARAÓ – parte I ALBERT PAUL DAHOUI

  1. Olá Arwen,
    Meu nome é Magno e trabalho na editora que publica a Saga dos Capelinos.
    Em setembro, vamos lançar o volume zero da coleção (inédito) e posteriormente virão mais cinco, que elevarão a coleção para incríveis e fantásticos 13 volumes.
    Um abraço,
    Magno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s