Nosso mundo sempre foi definido por palavras e a chegada da internet e das redes sociais deixa isto muito mais evidente. Por isso é importante pensar na veracidade daquilo que divulgamos. Somos influenciados e influenciadores. Toda comunicação é uma via múltipla subordinada ao contexto em que é lida e repassada. Nossas palavras são folhas que uma vez levadas pelo vento não retornam para nós tal como eram e deixam diferentes marcas pelos caminhos que percorrem.

A view of Facebook’s logo May 10, 2012 i

 

A quantidade de posts positivos ou negativos que você lê no Facebook influencia o teor daquilo que você publica. Essa é a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores do Facebook e da Universidade de Cornell publicado recentemente no prestigiado periódico Proceedings of the National Academy of Sciences .

 

O Facebook manipulou as notícias de 690.000 usuários (o contrato de uso do Facebook prevê pesquisas…). Os posts eram analisados automaticamente por um software que quantifica palavras positivas e negativas e então os classificava como positivos ou negativos. Posts positivos eram duas vezes mais comuns que os negativos (47 X 22%).

 

Durante uma semana o Facebook retiirou uma parcela dos posts positivos do feed de notícias de um grupo de “voluntários” do estudo enquanto de outros eram retirados posts negativos. Quando notícias positivas eram retiradas do feed os usuários tinham uma tendência em escrever posts com conteúdo mais…

Ver o post original 64 mais palavras

Anúncios