Boa tarde Sedentários de plantão!

Se vocês como eu parecem uma maria mole e resolveram agora começar uma atividade física esta semana certamente está todo dolorido. Vou dizer duas coisas – sentir dor na primeira semana de academia não é regra. Ano passado, quando eu era menos sem vergonha frequentava uma academia aqui no centro de Aparecida de Goiânia e como tinha explicado sobre o fato de ter escoliose os instrutores – nota 10 – começaram com um programa bem leve pois eu estava retornando de um a longa fisioterapia e por isso não senti dor nenhuma.

Este ano, depois de longos 10 meses longe da academia estou retornando sem as restrições que tinha no início do ano passado de modo que não peguei um programa tãooooo leve, e desta vez estou sentindo horrores minhas cochas. Sentar e levantar é um incomodo, então para quem sente as mesmas dores que eu aqui vão algumas dicas.

1º Evite o relaxante muscular. – Não sei se você reparou mas quando faz alongamentos na academia, ou começa a treinar com os pesos dá para sentir o músculo vibrar ou tremer, como uma corda que você tensiona. Bem isto ocorre porque não usamos todo o potencial dos nossos músculos. Estamos acostumados a andar pouco, sentar na primeira oportunidade e evitar pegar peso sem necessidade, ou seja nossos músculos estão preguiçosos e quando são obrigados a se esforçar reclamam. Se ao primeiro sinal de dor tomarmos o relaxante muscular ao invés de obrigar o músculo preguiçoso a se acostumar com o trabalho nós o fazemos retornar a condição inicial de inércia. Então, se a dor for suportável não tome relaxante muscular.

2º – Se movimente. Nossos músculos doem mais quando esfriam pois ficam tensos e se contraem, é um mecanismo natural de defesa. Nosso corpo entende que ser forçado a movimentos que não está acostumado como uma forma de agressão. Se por causa da dor passamos a levantar menos o braço ou caminhar meio torto ou como um pato temos a impressão de estar protegendo a área dolorida, mas na verdade estamos é aplicando mais tensão no músculo e por isso doi mais e por mais tempo. O ideal e procurar manter os movimentos o mais normal possível. Se fizer isso vai observar que a dor naturalmente vai cedendo.

3º – Existe uma diferença entre a dor muscular do inicio da atividade física e a dor de uma lesão muscular. Para evitar lesão o ideal é que a atividade física seja acompanhada por um profissional formado. Só ele poderá orientar o modo certo de utilizar cada aparelho e a intensidade dos exercícios. Ir com muita cede ao pote pode causar um problema que o acompanhará pelo resto da vida.

4º – Cada pessoa é única, então o que é bom para o seu amigo pode não ser bom para você, então não fique se comparando com outras pessoas na academia. Não é porque fulano emagreceu em tanto tempo ou ganhou massa em x dias que o mesmo vale para você. Por tanto se sentir que está demorando para ter aquela cintura perfeita, ou as cochas das panicats ou um braço bombado não se desespere. Dê tempo ao seu corpo.

5º- O maior beneficio de praticar alguma atividade física não é o corpão, mas melhoria na sua circulação sanguínea, na frequência cardíaca, na resistência física, e principalmente o fim de certas dores localizadas como aquelas do principio de LER, dor lombar de ficar sentado demais etc

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