Bom dia

Bom dias caros leitores. Eu não me esqueci da minha promessa de falar sobre o Deus Rá. A verdade é que com a mudança – caixa e mais caixas me afogando em casa e a troca de sistemas operacionais aqui no serviço gerando todo tipo de correção nos bancos de dados – o meu tempo anta mínimo. Inicialmente eu queria reler Mirecea Eliade – “Tratado da história das Religiões”, ver Gilbert Durand ” As Estruturas Antropológicas do Imaginário”e dar uma outra olhada no livro dos mortos. – São leituras que fiz em 2004 para a minha monografia na UFG e agora já estão um pouco longe na minha memória. Para quem curte mitologia como eu são livros no minimo maravilhosos. Eles tem uma ótica diferente do que costumamos ver quando se fala em mitos e deuses antigos. O primeiro ponto positivo a meu ver é que não se limitam a descrever os mitos, mas consideram primeiramente o fato de que nos primórdios da civilização a humanidade ignorante ( no sentido de ainda necessitar construir conhecimento) passando de caçadores e coletores para a sociedade agraria começaram a observar o mundo a sua volta e a tecer explicações para o céu azul, as datas das colheitas, mudanças de fases da Lua, chuvas e trovões etc, e assim nasce o chamado mito vivo. O mito vivo é aquele que é vivenciado pelo indivíduo como experiencia religiosa e de catarse. Este mito é diferente do mito literário que já sofreu floreios e adaptações, não contanto mais com a fé. Uma das coisas que achei mais legais neste livro “A Era dos Deuses” é como descrevendo a historia do alambaque Tajupartak vemos o nascimento do que seria por muito tempo o mito vivo do Deus Rá no Egito antigo. Como já foi dito no post anterior o  alambaque Tajupartak era um espirito obsessor vindo junto com os capelinos exilados.

Deixe um comentário

