Vale a pena ler até o fim. Teimamos em fingir que o meio ambiente é um tema distante. Mas não é verdade, com a globalização o nosso meio ambiente é o planeta e mais do que nunca o que fazemos com uma floresta, uma nascente, uma mata cíliar, um lençol subterrâneo … Não afeta apenas nossa cidade, mas o mundo. A natureza gerou mecanismos perfeitos de manutenção da vida e nós arrogantes que somos usufruímos de tudo que nosso mundo tem a oferecer sem limites e sem pensar nas consequências.

REPÚBLICA BANANA PEOPLE

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Antonio Nobre, revela os cinco segredos da floresta amazônica e alerta sobre o perigo de seu desmatamento

O cientista brasileiro Antonio Nobre. / Pablo Correa

Ele foi o primeiro a falar no III Encontro Panamazônico realizado em Lima, nos dias 6 e 7 de agosto. Tem um discurso apaixonado e uma qualidade um tanto rara para um cientista: sabe combinar dados com histórias, explicação com emoção. Antonio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), conta nesta conversa qual é a mágica da Amazônia, em que consistem seus segredos e por que as mudanças climáticas e o desmatamento a ameaçam seriamente…

– Já estamos no ‘Dia depois de amanhã’ das mudanças climáticas? Estamos em uma situação bastante grave. A ponto de a comunidade científica, que não costuma concordar entre si, ter formado um bloco com uma convicção homogênea…

Ver o post original 1.498 mais palavras

Anúncios