Educação a distancia – O que é? Como funciona?

Boa tarde! Como meus queridos leitores já sabem estou fazendo 2 cursos na modalidade a distancia. Um é o curso de prevenção ao uso de drogas e o outro é o de Educação fiscal.  Observando as plataformas dos cursos é inevitável refletir sobre o ensino a distancia, ainda mais morando em um país em que adquirir conhecimento não é algo espontâneo. Vivemos em uma cultura na qual diversas camadas da população se orgulha da ignorância e que o ato de aprender está quase sempre ligado ao uma necessidade material, objetiva e imediata. Neste contexto surgem os cursos a distancia que atendem a dois tipos de publico, aquele que deseja/ necessita de alguma certificação mas não se dispõem sair de casa e aqueles que são movidos pela curiosidade intelectual.

Para o primeiro grupo, quase sempre as atividades são feitas do jeito que dá ou dando um jeitinho, e em muitos casos pegando uma cola com um “amigo” ou  em casos mais extremos, pagando para alguém fazer as atividades (sabemos que há um mercado para isso).

O segundo grupo pode ser composto por pessoas com as mesmas necessidades materiais e objetivas de certificação – seja aumentar o salário ou pleitear uma função melhor no trabalho. Pode haver também no segundo grupo pessoas cujas necessidades de certificação não são tão imediatas, sendo que a curiosidade foi a mola inicial. Este segundo grupo vai se integrar melhor a plataforma a distancia, mesmo que tenha dificuldades com as ferramentas, pois eles estão abertos ao auto aprendizado.

Finalmente chegamos ao tema da plataforma a distancia: o auto aprendizado é algo que não tem sido focado nas escolas formais. Nossos alunos são dependentes de um professor para tudo, inclusive ler enunciados básicos, então pensar em uma plataforma de estudo toda voltada para o auto aprendizado é meio que remar contra a maré da ignorância. No passado se traduzia pelos cursos por correspondência, transitou pelo radio e as velhas fitas cassetes. Quem na década de 90 não conheceu a coleção “Steps”? Passou pelos cursos televisivos dos quais o mais conhecido foi o telecurso 2000, e hoje com a informatização migrou para as plataformas digitais.

A experiência do auto aprendizado, para aqueles que de fato se propõe a levar a experiência a sério,  é como assumir o controle sobre si mesmo e tornar-se agente da construção de conceitos e pensamento critico.

Nosso modelo educacional atual tentou trazer estes conceitos para o ensino fundamental, mas fracassou miserável mente pois confundiu dar autonomia do aluno com eximi-lo de responsabilidades  sobrecarregando o professor.

Observo que as plataformas de auto aprendizado focam na simplicidade e na comunicação objetiva sendo bastante visual/imagético. Focam em prender a atenção por curtos períodos de tempo que somados compõem um mosaico diário de informação que pode ser diluído em uma ou mais horas diárias ou condensado em blocos semanais ou quinzenais.

Lembrando que não são todas as plataformas que permitem que o aluno fique mais do que 2 dias ausente. 

É interessante como estas plataformas poderiam facilmente ser utilizadas em cursos presenciais para otimizar o aprendizado em sala de aula justamente por conter este importante elemento “o incentivo a independência intelectual do aluno”

Claro que nem tudo são flores quando tratamos de educação a distancia, da mesma forma como há pontos positivos há pontos negativos e talvez o maior deles seja a pouca interação/ou nenhuma interação com outros cursistas.

Nas plataformas virtuais o contato com outros cursistas é quase sempre por meio dos fóruns com questões obrigatórias – aquelas que interferem na frequência do curso, e mesmo havendo recursos como chat, blog e compartilhamento de arquivos o mais comum é cada cursista se fechar em seu próprio mundo desenvolvendo as atividades de forma mais solitária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s