Estou sempre falando que a educação não é responsabilidade apenas dos professores, mas de pais e sociedade. Então hora de falar um pouco de questões práticas. Vocês pais e mães estão satisfeitos com o desempenho dos seus filhos na escola? Acha que depois da pré escola eles leem bem e entendem o que estão lendo? Possuem um raciocínio lógico para cálculos básicos?

Quer saber quais instrumentos podem ajudar a melhorar a qualidade da educação dos seus filhos? Um deles se chama SAEB. Já ouviu falar? E a prova Brasil? Você acompanha como a escola recebe estas provas? Seus filhos acham importante fazer estas provas ou passaram pela vida deles como se não fosse nada?

Nossa alfabetização está pedindo socorro, mas Estado e Governo Federal só vão ouvir se a comunidade se utilizar dos mecanismos que são oferecidos.

A Prova Brasil e o  Saeb são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Inep/MEC, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Por isso é preciso seriedade ao participar destas provas, elas vão fornecer um diagnóstico de como está ocorrendo a educação na escola do seu filho e dizer se ele está aprendendo de fato a ler e escrever ou não. Vão dizer se seu filho aprendeu os caminhos básicos para o calculo e raciocínio lógico.

Durante estas avaliações os professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. Vocês pais e mães de alunos sabiam disso? Vocês estão cientes de como os professores da escola dos seus filhos encaram estes questionários? Eles encaram com a mesma seriedade com que cuidam dos seus filhos. Ou seja, um bom professor vai dar o seu melhor em tudo, ser coerente e honesto.

2 – Para que servem a Prova Brasil e o Saeb?

É a partir das informações do Saeb e da Prova Brasil que o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções (projetos de letramento e alfabetização de alunos que avançaram mas não aprenderam a ler)  e debilidades identificadas  e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. – Mas isso não vai funcionar se seu filho matar aula e perder a prova. 

Além disso é o resultado desta prova que vai para placa que fica na frente da escola, com a finalidade de assinalar o progresso da escola. Como você quer ver este resultado? Maior ou menor que o da placa atual? Incentivar seu filho a levar todas as formas de avaliação a sério e ter orgulho do desempenho fazem parte de educar.

A seriedade com que um aluno faz suas avaliações é a mesma que ele vai ter ao longo da vida, é a mesma que ele vai levar para os futuros trabalhos e relacionamentos. Então estas provas não avaliam apenas os conteúdos, mas de certa forma o nível de interesse que responsabilidade dos nossos alunos.

Pai e mãe, você que deseja que seu filho cresça e seja um bom profissional, que tenha mais oportunidades de ter uma boa vida financeira e emocional. Preste atenção em como ele se comporta durante as avaliações, não apenas o Saeb e a Prova Brasil, mas todas as avaliações. Demonstre que as vitórias do seu filho(a) valem muito para você e que as dificuldades devem ser superadas.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.

1

Anúncios