Livros espiritas

A ceia secreta – Javier Sierra

Os adoradores de  Dan Brown que me perdoem, mas continuo achando “O Código Da Vinci” um livro fraco e muito parecido com “Anjos de Demônios” – quase que uma copia ampliada do primeiro que já mistura Indiana Jones com Sherlock Holmes. 

Por sua temática semelhante é inevitável a comparação entre o “O Código Da Vinci” e “A Ceia Secreta” e honestamente gostei muito mais do romance de Javier Sierra, com personagens mais consistentes, carismáticos e possíveis. Gosto muito do modo que ele lida com as mesmas teorias com as quais Dan Brown jogou. Dan Brown cativa o leitor muito mais pelo ritmo acelerado da narrativa que pelo conteúdo em si, como brincar de montar um quebra cabeças e pesa a mão quando joga um ritual “Hierogâmico” como pratica judaica.

download (1)

No romance de Javier o também temos o jogo de pistas, no entanto, sem o ritmo acelerado das perseguições ele nos permite apreciar melhor os personagens e a trama nos mostrando uma história muito mais interessante e complexa. Enquanto  Dan Brown foca sua trama na ocultação da suposta linhagem de Cristo e Maria Madalena, Javier apesar de rechear a obra de pistas que levem a linhagem de Cristo e a importância de Maria Madalena e até mesmo chegar a apontar seus descendentes não tem isso como foco principal ou força motriz, deixando a cargo do leitor uma curiosidade muito maior com relação a “mensagem” que Cristo teria deixado oculta com seus primeiros apóstolos sobre a verdadeira natureza de Deus e da Imortalidade.

download
Somos fascinados pelo mistério mais que pela verdade talvez por isso especulamos tanto sobre as obras de Leonardo da Vince, mensagens secretas e teorias de conspiração. Acho que se nos dessem a verdade suprema das coisas simplesmente não saberíamos o que fazer com ela, a poríamos de lado e buscaríamos outra coisa para nos entreter.

Gostei muito, mas muito mais do livro a Ceia Secreta. O achei mais rico desde o modo como retratou Leonardo da Vince até o seu desfecho e recomendo.

Para quem gostou da “Saga dos Capelinos” de Albert Paul Dahoui há ainda um prazer maior nesta leitura, pois há muitos pontos em comum, principalmente quando comparado com os livros:

  • Moisés, O Enviado de Yahveh
  • Jesus, O Divino Discípulo – Os Anos Desconhecidos
  • Jesus, O Divino Mestre – Os Anos de Pregação e Martírio

Confesso que senti um prazer extra em encontrar semelhanças e pontos de confluência e devorei o livro em 5 horas de leitura intensa kkkk. Acho que todo mundo que tem uma queda por literatura comparada gosta de encontrar pontos de confluência entre obras distintas quando isto não compromete sua integridade e estrutura interna, ao contrário a enriquece. Acredito que seja muito difícil trabalhar com temas que estão no imaginário e no inconsciente coletivo sem cair no clichê ou sem ser um copista, afinal as teorias que inundam as duas obras em alguns pontos são tão antigas quanto a cristandade em si, e neste é neste ponto que considero as obras e Javier e Dahoui muito bem escritas e muito coerentes dentro das teorias que escolheram para nortear seus romances.

Para os espíritas, espiritualistas, católicos, e mesmo adeptos a boas teorias de conspiração, até que ponto estas teorias tocam a realidade? Honestamente eu não sei. Sempre digo que uma obra que tenha em seu cerne a possibilidade de nos ajudar a nos tornar melhores vale pelo bem que nos faz e não por sua veracidade histórica.

Anúncios

2 comentários em “A ceia secreta – Javier Sierra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s