Hipocrisia – abientalismo e extremismo não andam juntos

Já falei algumas vezes que sou contra o radicalismo

Por exemplo, não sou contra o feminismo em si, sou contra o exagero daqueles que usam o feminismo para justificar absurdos.

Neste caso gostaria de me posicionar contra o discurso afetado de certos pseudo ambientalistas que primam pelo radicalismo. Sejamos coerentes, a presença humana no mundo vai causar impacto ambiental sim. As inovações tecnológicas vão produzir lixo sim e sim teremos sempre problemas com o descarte, com a ocupação humana da terra (gleba), com o consumo de água, poluição do ar.  Então o que fazer? Parar tudo?

Acredito que devemos deixar o extremismos de lado e começar sim a pensar em desenvolvimento sustentável. Nós humanos, feliz ou infelizmente aprendemos com os erros. Primeiro fazemos merda para depois ver que não funciona assim. Foi assim com a revolução industrial na Europa que deixou ar e água insalubres. Foi diante da necessidade de sobrevivência e qualidade de vida que buscou-se uma mudança na forma de produzir e consumir na Europa. Eles pararam de produzir lixo? Não. Mas aprenderam a lidar com esse lixo de forma mais racional e a reciclar. A preservar os recursos hídricos.

Aqui no nosso Brasil nos falta essa maturidade. Por que? Penso que primeiramente pela vastidão do nosso território. É muito espaço para fazer merda antes das consequências surgirem. Assim vamos empurrando com a barriga. Vamos achando que não é com a gente. E pior, empresários que não podem poluir em seus países de origem vem para cá, já que ainda não amadurecemos a ponto de levar as nossas leis ambientais a sério.

Pensa que loucura. Temos leis ambientais e não as levamos a sério. O que nós precisamos não é de ações extremas, mas de maturidade.

Vamos a um exemplo bem evidente do que nos espera. São Paulo e a crise da água. Por que São Paulo passa por isso? Por que não chove? Ou por que asfaltou e loteou os mananciais, drenou as várzeas, matou os cursos dos rios. Lei de causa e efeito.

Como eu disse, ocupação humana causa impacto, mas depende de nós a intensidade desse impacto. Nós como sociedade devíamos aprender com nossos erros. Nossas cidades não vão parar de crescer, mas cabe a nós decidir como crescer.

Lago Areião

Lago Areião

Goiânia está indo pelo mesmo caminho que São Paulo. Quem é o culpado? A especulação imobiliária e a ignorância da população. Entre meus colegas nascidos e criados aqui quem sabia que o lago do Areião foi a primeira fonte de água potável da cidade? Alguém que caminha em volta do lago imagina que já houve uma estação de tratamento ali? Claro que não. O lago hoje é muito pequeno e não alimentaria um bairro sequer. Mas nem sempre ele foi pequeno assim. Ele tinha muitos afluentes que estão mortos. Outro lugar que foi assassinado foi o Corrego Botafogo.

Córrego Botafogo

Córrego Botafogo

Hoje quem passa ali vê um monstro de concreto com uma água rala e malcheirosa cheia de esgoto clandestino dos prédios em volta. Aquilo foi o rio da infância da minha mãe. As pessoas tomavam banho ali, pescavam. Era um dos nossos importantes mananciais. Tem salvação? Creio que sim. Tem vontade publica para isso? Certamente não.

devíamos deixar de hipocrisia, parar de levantar bandeiras extremistas e nos concentrar em problemas práticos. Não devemos podar o desenvolvimento, mas está na hora de olhar as consequências de certos atos que carregam a bandeira de desenvolvimento, mas que na verdade só visam o lucro de alguns.

Anúncios

Um pensamento sobre “Hipocrisia – abientalismo e extremismo não andam juntos

  1. Pingback: Hipocrisia – abientalismo e extremismo não andam juntos | Cosmopolitan Girl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s