UNE – Para que serve mesmo???

Por estes dias houve um evento da UNE aqui em Goiânia, muito barulho, festa etc… mas na pratica o que muda na vida dos estudantes. Eu digo NADA.

Sério, ouço falar da UNE desde que entrei em idade escolar – faz tempo né – e durante a minha vida estudante tudo que representou para mim foi a carteira de meia entrada. A durante o fundamental e médio a UNE foi como bosta de índio. Todo mundo sabia que existia, mas ninguém via nada de concreto. Na minha vida universitária não foi diferente.

downloadPor que estou falando nisso?

Porque quando se fala em união nacional dos estudantes pressupõe -se uma entidade que estimule a participação estudantil dentro da sociedade de forma atuante. Mas como os estudantes vão atuar seja lá onde for se ninguém aparece nas escolas para dizer como a UNE funciona, o que ela faz. Pergunte a qualquer estudante de ensino médio, seja de escola publica ou particular o que ele pensa da UNE e 90% vai dizer que não fede nem cheira.

Se a une tivesse a real função/intenção de fomentar uma participação estudantil no mínimo daria força para a criação de agremiações estudantis nas escolas.

Somos um país de estudantes perdidos e alienados, que não vivenciam as politicas educacionais as quais estão sujeitos. Vivem olhando para o próprio umbigo alheio as inúmeras possibilidades que se abrem quando participam ativamente da comunidade.

Ora ! Não temos uma tradição de associações de bairros porque não temos tradição de agremiações estudantis para discutir os problemas das escolas – e não estou falando daquela reunião besta que vai um representante de classe só para repassar os avisos depois para a turma – mas de participar ativamente conhecendo como funciona a estrutura da escola, que verba vem para que, valorizando o patrimônio e exigindo qualidade. Se não ensinamos isso aos jovens claro que nossos adultos serão alienados.

A UNE teria importante papel neste sentido, mas só vejo a UNE servido de alavanca politica nos redutos universitários. Isso para mim é prova de inutilidade.

Hoje em dia carteirinha de meia entrada ( a cara da UNE no Brasil) serve apenas para inflacionar o preço de apresentações culturais, já que é feita e distribuída sem muito controle e há uma infinidade de falsificações. O que precisamos da UNE é que se torne mais presente na formação da nova geração, que ensine os jovens a se organizar desde o inicio da vida escolar, não só para fazer passeatas porque isso já está ficando piegas, mas para fazer algo útil por si mesmos.

A nossa vida escolar é muito limitada e limitante. Eu olho para os meus alunos e sinto uma imensa tristeza pelo que eles estão perdendo. Não que na minha época de estudante fosse melhor, não creio que fosse, mas ao menos tínhamos a vontade de fazer algo, hoje nem isso parece ter sobrado.

Se tem uma coisa da qual sempre tive muita inveja, foi o fato do meu irmão ter estudado no antigo CEFET atual IFG e ter vivenciado uma verdadeira agremiação estudantil. Isso deu a ele uma maturidade politica e profissional que demorei a encontrar( e talvez ainda seja meio deficitária).

Outra agremiação que me parece ter algum efeito é a que existe no Colégio Aplicação da UFG.

Sei que muitos professores podem até considerar esse tipo de coisa uma dor de cabeça, mas prefiro alunos que me deem esse tipo de dor de cabeça, mas que estejam crescendo intelectualmente e socialmente do que alunos alienados que vão sair da escola com pouca bagagem prática e sem voz para o mundo.

Um aluno envolvido com a escola, vai ter mais amor a instituição, ao uniforme e mesmo para com a conservação do prédio. Não envolvemos o aluno nem lhe transferimos responsabilidades básicas que em outros lugares do mundo fazem parte da formação do cidadão de bem. O respeito a escola é o primeiro passo ao respeito do bem publico, o da consciência de que o publico é pago por nosso imposto que é fruto do nosso trabalho.

Ou será que a falta de vontade nesse sentido é justamente para que nossos estudantes continuem uma massa alienada e se opinião servido de massa de manobra em eventos como o da semana passada????????

Anúncios

Um pensamento sobre “UNE – Para que serve mesmo???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s