Para começo de conversa eu não acho que ele esteja errado.

Por que?

Muito simples, maturidade social. Nós brasileiros em muito aspectos somos como crianças com um brinquedo chamado “rede social” e como toda criança temos a tendência a cometer gafes por pura falta de maturidade.

Somos uma nação de analfabetos funcionais que tem preguiça de ler jornais e revistas, então nas redes sociais o que mais se prolifera são mensagens pré fabricadas ou comentários polêmicos. Não temos o habito de ler antes de compartilhar, de ver se é de mal gosto ou não, se ofende o outro ou não, se é visualmente cansativo para os outros por ser colorido, faiscante etc.

Dizem que as pessoas migraram do falecido ORKUT por causa do excesso de figurinhas a falta do que dizer, pois fazemos isso em todas as redes sociais. Afinal o que tem de concreto para dizer um povo que não lê, não tem interesse verdadeiro em política – sejamos honestos em quem votou nas eleições passadas? Conferiu os projetos propostos e realizados por seu candidato? Nem falo sobre ter uma associação de bairro atuante em conjunto com seus vizinhos -, acha que saúde e educação de qualidade vão cair do céu, quer todos os tipos de direitos e nenhum dever, quer posar de “não racista” mas é tanto quanto qualquer outro, quer posar de liberal, mas com ressalvas…. Quer exigir honestidade, “mas se for me beneficiar pode.” “Fulano é amigo, bora quebrar essa.”

Sim temos problemas ao lidar com redes sociais. Isso nos diminui? Não. Vai mudar? Espero que algum dia.

Segue abaixo a reportagem que deu origem ao comentário. 

http://www.g17.com.br/noticia/redessociais/cnn-diz-que-mark-esta-triste-com-o-comportamento-dos-brasileiros-no-facebook.html

O canal de notícias CNN disse que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social Facebook. “Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo”, disse.

Os engenheiros do Facebook estavam pensando em permitir a inserção de imagens no formato gifs animados (imagens com movimento), mas Mark impediu a ideia por causa do Brasil. Segundo Mark, se o Facebook abrir espaço para os Gifs, o compartilhamento entre os usuários brasileiros ficará igual ao Orkut, cheio de letrinhas coloridas, se mexendo, com mensagens de carinho e amor.

Sobre a possibilidade de fechar o Facebook no Brasil, Mark descarta. “Não irei censurar os brasileiros de usarem a rede, mas criarei um manual de comportamento”.

Ao ser interrogado sobre o Facebook está se transformando em um Orkut, no Brasil, Mark disse que não existe diferença entre as redes sociais, a diferença está em quem usa. “Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema”, disse.

Anúncios