A Rainha Vermelha – A Rainha Vermelha Vol 1 – Victoria Aveyard

Baixar-Livro-A-Rainha-Vermelha-A-Rainha-Vermelha-Vol-1-Victoria-Aveyard-em-PDF-ePub-e-Mobi-370x542alguém já ouviu falar na teoria da “Rainha vermelha”?

A Hipótese da Rainha Vermelha, Rainha Vermelha ou corrida da Rainha Vermelha é uma hipótese evolutiva. O termo advém da corrida da Rainha Vermelha no livro de Lewis Carroll Alice através do espelho. A Rainha Vermelha diz, “It takes all the running you can do, to keep in the same place.” (“É preciso correr o máximo possível, para permanecermos no mesmo lugar.”)1 O princípio da Rainha Vermelha pode ser enunciado da seguinte maneira:

“Para um sistema evolutivo, é preciso haver um desenvolvimento contínuo para manter a aptidão relativamente aos sistemas com o qual estão a co-evoluir.”2

Eu não conhecia esta teoria até me deparar com este livro. “A rainha vermelha” escrito por Victoria Aveyard traz um mundo dividido em duas raças os de sangue prateado que detém todas as vantagens econômicas, políticas, financeiras e evolutivas – eles tem “poderes” que os faz acreditar que são superiores aos de sangue vermelho que seriam mais parecidos com nós pobres mortais.

No mundo de A rainha vermelha a luta pela sobrevivência é voraz seja você vermelho ou prateado e neste contexto surge Mare Barrow, vermelha, plebéia e ladra – por necessidade de sobrevivência. A personagem é inteligente, tem um bom senso de humor e embora não se veja assim tem um leve toque romantico por baixo de seu verniz de garota prática o que em seu mundo é quase burrice.  O que ela não tem é verdadeira malícia, isso porque apesar de viver em condições sub humanas – como todos os vermelhos aliás – a verdadeira maldade ela vai conhece no mundo dos prateados, que mentem. trapaceiam, manipulam e matam não por necessidade de sobrevivência, mas por ânsia de poder.

Mare Barrow nos leva a pensar que ela é realmente esperta, e nos conduz para conhecer um mundo muito mais cruel do que ela própria supunha. Mas afinal o que a leva a transitar pelo mundo dos prateados tão intimamente? O fato de que mesmo sendo vermelha Mare possui poderes que deveriam pertencer apenas aos que tem sangue prateado. Ela é a própria “Rainha vermelha” uma anomalia evolutiva e ao longo da obra ela acaba ilustrando o principio “É preciso correr o máximo possível, para permanecermos no mesmo lugar.” tanto politicamente quando evolutivamente.

Nem preciso dizer que adorei o livro. Adorei mesmo e estou ansiosa pelo segundo.

aproveite a leitura A Rainha Vermelha – Victoria Aveyard – lembrando que o livro em PDF não substitiui o original. Sempre que puder aproveita a versão impressa original. bjs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s