Semana passada, meio sem saber como conduzir meus personagens – do romance que nunca termino – dei uma folga para mim mesma e fui procurar algo para distrair a mente. Foi quando me deparei com Estudos sobre Veneno de Maria V. Snyder.

A primeira vista seria só mais um dos muito livros pelos quais eu passaria. Afinal, toda semana leio pelo menos um livro. Mas, ao longo da narrativa me descobri apaixonada, não pela protagonista, mas por Valek.

Explico.

Eu estava em uma encruzilhada com meu personagem Arthur. Ele é bonito, inteligente, sedutor e tem sérios problemas de caráter. Se ele é mau ou não, se é um babaca ou uma alma torturada eu quero que meu leitor decida pelas atitudes dele. Claro que as vezes ele me parece sim um perfeito babaca, e esse era o grande problema.

Construí o personagem quando tinha 15 anos – já tem mais de uma década e ainda trabalho nele kkkk – A base do personagem foi o poema Dualismo de Olavo Bilac – amooo aquele poema até hoje, mas a coisa mais difícil é conseguir traduzir o dualismo do espírito humano em uma personagem. Nunca publiquei o meu livro por medo de que na tentativa de construir a personalidade eu tenha criado algo raso como um pires.

Há muitos personagens que me fazem ver as falhas do meu. Mr Darci de Orgulho e PreconceitoHeathcliff de Morro Ventos Uivantes, Lochan de Proibido dentre tantos outros que eu poderia citar.

Gostei muito de Valek no livro Estudos Sobre Venenos porque ele se aproxima muito de onde eu quero chegar. Não vou dizer que ele tenha a profundidade de Heathcliff até porque são estilos literários completamente diferentes e acho muito difícil comparar qualquer personagem da literatura dos anos 2000 com a maestria e dureza com que foi escrito.

De qualquer modo eu gostei de Valek, caminhando em uma linha tênue, sem nos mostrar de cara sua personalidade verdadeira, nos fazendo torcer por ele e por Yelena. Me fez pensar muito na estrutura do meu personagem. Em como quero que ele evolua, meio que tirou algumas das minhas travas. Me mostrou que estava muito focada nas cenas de romance – que se forem muitas acabam ficando repetitivas e fogem do foco da história.

Vamos a obra.

O livro Estudos sobre Veneno  conta a historia de Yelena que está no “corredor da morte” por ter assassinato o filho de seu bem feitor e não parece disposta a nenhum tipo de remorso. Por que ela fez isso? É uma boa pergunta que vai rondar a cabeça de Valek, chefe de segurança – e melhor assassino a serviço – do ditador de Ixia e quem oferece a ela uma alternativa, ser uma provadora de venenos. Vale dizer que há algo de sádico em Valek e que gosta da personalidade rebelde e proativa de Yelena e a dinâmica entre os dois personagens funciona bem no romance.

Gosto de como a personagem dela cresce dentro da obra, de como ela aprende tudo que pode com um único objetivo: sobreviver sem perder a própria identidade.

Embora haja um pouco de brutalidade na obra não chega a ser chocante.

Sobre a densidade da obra, não entraria para os clássicos, mas está na minha lista de indicações com bons personagens e uma trama relativamente simples, mas que funciona muito bem.

È interessante que embora Estudos sobre Veneno faça parte daquele universo místico de magos, feiticeiros e afins este não é o ponto central da obra.  A magia faz parte do livro, mas mais como um pano de fundo da trama. Um elemento para gerar a tensão.

http://lelivros.site/book/download-estudos-sobre-veneno-maria-v-snyder-em-epub-mobi-e-pdf/

Anúncios