Este é um daqueles posts que a gente demora uma vida para fazer, isto porque ninguém gosta de assumir que faz merda.

Bem eu fiz e das grandes no meu cabelo.

Vamos começar do principio. Desde que me entendo por gente uso químicas como relaxamento e

Depois disso ainda clareei mais o cabelo

Depois disso ainda clareei mais o cabelo

progressivas e a ultima vez que tive um corte químico tinha sido aos 11 anos em uma única mecha no topo da cabeça. (bastante traumático e aparece nas fotos da época como um mega arrepiado com cara de frito) Mas nem por isso parei com as químicas.

Bem, este ano, mais precisamente em 24 de março eu experimentei Ana Léa super lizz e amei o resultado. Amei e acreditei que fosse mesmo menos agressiva que os produtos que eu usava antes. Eis a pegadinha, não existe química que seja “leve” se ela transforma enrolado em liso.

Como já na primeira aplicação o cabelo ficou leve, macio, brilhante e com aparência saudável eu não de dei conta de uma coisa, o produto estava afinando meu cabelo que sempre foi grosso e poroso. Afinar o cabelo não é um problema em si, quando se cuida direito dos fios e se faz a manutenção adequada. Quem vai apenas alisar os cabelos certamente não vai ter problemas se seguir direitinho se hidratar bem e pelo menos uma vez por mês fizer uma boa reconstrução. (o que é normal para todo cabelo com progressiva, relaxamento e/ou luzes)

Então onde está o problema? Está no exagero. Meu cabelo cresce rápido. Muito rápido a ponto de em 15 dias já começar a cachear na raiz, então ao invés de esperar um tempo adequado e ir IMG_20140823_131653aguentando eu ao longo deste ano passei a retocar uma vez ao mês, e mesmo fazendo “só a raiz” sempre vai química no resto do cabelo, nem que seja um pouco, sempre afinando mais. Para piorar eu estava
com o cabelo platinado. Meu cabelo sempre foi considerado louro cinza, um louro na altura de 7 que nas fotos pode parecer meio ruivo ou meio castanho, eu estava cansada de não me sentir nem loura, nem castanha, nem ruiva e tinha acabado de sair de um vermelho realmente ousado, então platinei geral. Misturei dois tipos de química absurdamente agressivos e em espaços muito curtos de tempo. – Meu conselho, não faça isso. Nosso cabelo não se recupera naturalmente dos danos que img1413593882353causamos, precisamos estar cientes de que quanto mais alteramos a estrutura do fio, mais frágil ele fica. Sim tem como ser lisa e loura, mas é preciso dar espaço entre uma química e outra, é preciso recuperar o cabelo entre os processos. È preciso respeitar os tempos corretos de retoque e as vezes sofrer um pouco com dois dedos de raiz para manter a saúde do cabelo. 

No começo foi só amor. mas em meados de julho me dei conta de que apesar dos cuidados meu cabelo não parava de quebrar e a ficar mais ralo. Como sempre tive muito, mas muito cabelo mesmo este foi um processo longo que demorou a aparecer. Até porque é normal o volume reduzir após uma progressiva porque ela sela as cutículas do cabelo, e em alguns casos afina ( lembrando que a AnaLéa não é indicada para quem tem
cabelos muito finos, ela se ajusta melhor a quem tem o cabelo mais grosso e poroso por afinar o fio ao mesmo tempo que sela.) 

Foi um choque um dia me olhar no espelho e não me reconhecer, não só por sentir pálida e apagada com o cabelo claríssimo, mas por perceber que a falta de volume me fazia sentir-me menos eu. Eu que sempre lutei contra o volume e o frizz, sentia-me completamente estranha com o cabelo sem volume nenhum. Foi meio como olhar para aqueles gatos vira-latas que tem pelada (um tipo de sarna que derruba o pelo apenas em alguns pontos). Claro que a raiz do meu cabelo estava bem, na verdade estava ótima, brilhante, sedosa, o problema era o resto do fio dois dedos depois disso. Foi quando decidi dar adeus ao louro clarrismo na altura de 12.

2fa59f9a53d957fe5acb3c02f7e2dc18Tinha uma cor de cabelo que eu vinha namorando faz um bom tempo e que é bem menos agressiva para
o meu cabelo. A filha do personagem Castle, da série de mesmo nome. A IMG_1364personagem Alexis para mim sempre teve um cabelo perfeito. Como meu cabelo já estava claro e tem a raiz loura bastava aplicar uma coloração próxima e sem descolorir. Comprei a 8,4 da Alfaparf Evolution e tanto na raiz virgem quanto no louro ela casou como uma luva usando uma ox de 20 volumes. Meu cabelo despigmentado bebeu a tinta como quem acha água no deserto. Claro que não ficou daquela cor maravilhosa, afinal o natural é sempre mais bonito, mas ficou um tom bem legal .

IMG_1368

primeiro corte – em agosto de 2015 – um palmo de cabelo

O resultado foi só amor desde o começo, mas como eu disse, meu cabelo estava muiiiito danificado pelas químicas constantes, a coloração ruiva no começo pareceu dar uma freada no processo de quebra por preencher com pigmento as fraturas do fio. Mas, há estragos que não podem ser reparados, quando o fio é danificado demais ele fatalmente quebra e quando essa quebra é muito acentuada a ponto de afetar o volume total do cabelo chamamos de corte químico. Com dois meses de cabelo ruivo, apesar da tristeza que precisei fazer o primeiro “big chop” e tirei nada menos que um palmo do meu cabelo. A parte mais danificada. Deu uma baita dor no coração, mas era isso ou continuar ver ele raleando pouco a pouco.

Foi quando tomei a decisão de que era o fim das químicas para assassinar os cachos. Decidi manter a coloração ruiva, porque como não precisa descolorir não é tão agressiva para os fios.

Tirar a progressiva do cabelo é impossível, os cachos uma vez destruídos não voltam o único jeito de voltar as origens é através do corte e crescimento. O cabelo fica impossível, com duas texturas, na raiz faz cachos perfeitos de do meio para frente só jesus na causa, resta a escova para enganar até tirar a progressiva toda.

Talvez esta seja a parte mais complicada do processo, cabelo cresce, e apesar de parecer rápido quando

Segundo corte, dezembro de 2015

Segundo corte, dezembro de 2015

nossos olhos estão voltados apenas para a raiz e muito lento quando pensamos no comprimento. Aí começa a saga de Rapunzel. TUDO que falam que é bom para o cabelo crescer a gente experimenta. Suplemento alimentar a base de Zinco e vitaminas do complexo B, Shampoos, receitas caseiras. Vale tudo na busca daqueles centímetros que antes nos atormentavam todo mês, massagens no couro cabeludo.

Ao cortar temos a impressão de que o cabelo só encolhe ao invés de crescer, mas já tirei quase toda a progressiva, só mais um corte daqui 4 meses e estou livre.

 

Coisas que deram certo até agora

Big chop – doí no coração, mas tirar a parte danificada reduz aquela quebra que não deixa o cabelo ganhar comprimento enquanto cresce. – Carinhosamente chamada de vitamina T, a tesoura é o ultimo recurso e o mais eficaz, corta-se o mais danificado para tratar o que sobrou e permitir que o resto cresça saudável.

Umectação: É um caso de amor, em especial com óleo de semente de uva, tem quem ame o de coco ou o azeite de oliva. Vai de cada um. Me ajudou na não ficar careca, a reduzir a quebre e sim, ajuda a crescer porque estimula a circulação sanguínea e nutre o couro cabeludo.(não faz milagre).

Mel: Está no meu cronograma na fase da nutrição, coloco uma colher misturada ao creme de hidratação.

leite com maisena: Aprendi a usar quando tinha 16 anos e meu cabelo ressecou muito por causa de um relaxamento, nunca mais tinha feito até meu cabelo emborrachar meses atrás. Funcionou melhor que cauterização ou queratinização. – Receita ( em uma vasilha própria misturo uma xícara de leite, quatro colheres de  Bio Extratus Proteínas do Leite ( pode ser qualquer creme de hidratação, mas gosto desse) coloco 4 colheres e maisena e misturo bem com, meia ampola de vitamina A, meia ampola de oleo de argan alta moda. Aplico com um pincel de tintura mecha a mecha e deixo agir por uma hora. Lavo com CONDICIONADOR CO WASH- CONDICIONAMENTO COM LIMPEZA também da Bio Extratus, por ser um condicionador e não fazer espuma a gente pensa que não vai funcionar, mas limpa super bem sem agredir o couro cabeludo. Pode ser usado também um shampoo sem sulfato. (cortei os sulfatos e silicones da minha vida)

Shampoo diluído com água. – Pode parecer piada, mas quando nosso cabelo está muito danificado os shampoos normais agridem muito os fios durante a lavagem Antes de comprar o condicionador  CONDICIONADOR CO WASH vi em um site que shampoo diluído seria uma boa, mas só resolvi testar porque lembrei que muitos anos atrás, no salão da minha tia ela sempre diluia os shampoos e que sempre que lavava o cabelo no salão ele ficava mais leve e suave. Pensei por que não tentar, e realmente , limpa do mesmo jeito e o cabelo fica de fato mais leve e macio.

Cronograma capilar: lavo o cabelo a cada dois dias, não aguento muito mais que isso pq a cabeça soa e transpira, etc… Como cada cabelo tem uma necessidade é você quem define seu cronograma o meu é assim – Sábado – Domingo – Reconstrução/ Terça-hidratação/ Quinta- nutrição – Sábado ou Domingo  – Reconstrução. – e sempre antes de lavar faço a umectação deixando agir pelo menos uma hora. No meu cronograma costumo alternar alguns itens por exemplo na semana que uso leite com maisena não uso o mel (nutrição) Embora o leite com maisena entrem na nutrição (leite é rico em lipídios, ele tbm pode ser considerado reconstrutor.)

Alimentação –    Comer bem que mal tem? Não acho que haja um alimento certo para crescer cabelo, mas comer bem ajuda. Alimentar-se de forma mais saudável e identificar o que seu corpo precisa é bom para tudo, cabelo, unhas, pele boa, disposição.  Tenha carnes magras, grãos, peixe, verduras e legumes no prato. Para os veganos cuidado extra tendo um prato bem colorido e o mais orgânico possível. Carência de vitaminas, proteínas e minerais retardam o crescimento do cabelo. Alguns suplementos ajudam a manter o corpo equilibrado, gosto muto do Lavitan mulher e o Lavitan de A a Z. Notei que os meses que tomei com mais regularidade meu cabelo cresceu mais sim – era bastante evidente quando estava platinado, em 15 dias tinha quase um dedo de raiz, se pudesse retocava duas vezes o mês a coloração.

água – Sou dessas que se esquece de tomar água. Pois bem, isso atrapalha o bom funcionamento do organismo e sim atrapalha o crescimento do cabelo. Nosso corpo precisa de água para eliminar toxinas etc… então temos que tomar água.

A saga continua, então veja também Projeto Rapunzel – parte II – Pesquisa mostra que os cabelos mexem com a auto-estima

A saga continua, então veja também Projeto Rapunzel III – falando dos contos do vigários sobre crescimento

 

