Seduce ocupada ontem pelos manifestantes

Sobre o que eu penso sobre o ocorrido de ontem.

Na minha posição infelizmente é difícil poder manifestar abertamente o que penso. Não vou dizer que minha chefia imediata seja repressora porque isso não é verdade, repressor é o sistema no qual estamos inseridos que nos obriga a olhar para as mais diversas questões de forma unilateral e limitada.

Assim vejo muitos dos meus colegas hostilizarem as manifestações e chamar os envolvidos de baderneiros, de desocupados etc… Já vi gente questionar “O que estudante tem haver com a questão das OS?” ou “O que universitário vem cheirar aqui?” Mas então eu pergunto, a quem essa história mais interessa? R: Aos estudantes. E sim os universitários tem muito haver com a questão eles são os futuros licenciados que serão obrigados a submeter-se ao sistema para trabalhar, serão pais de alunos que frequentarão a rede…. Me admira os professores não entenderem isso.

Sobre a ocupação….

Acredito que seja sim uma manifestação valida. Eu mesma já tive meus dias de protesto kkk. Acredito que participar de movimentos estudantis é muito importante para a vida cívica, que ensina a pessoa a se envolver com a situação da comunidade e promover mudanças sim. Acredito que todo jovem precisa viver uma experiência de pertencimento a comunidade e saber o que é lutar por direitos sociais, bem como aprender a arcar com as consequências de seus atos. Não acredito que o mundo seja feito apenas de direitos, mas sim pela relação de causa e consequência. Neste sentido tenho um critica a fazer, se manifestar é valido destruir objetos, furtar dentro das nossas geladeiras não é.

Tivemos salas de trabalho invadidas e comida que compramos com nosso dinheiro, colocados em geladeiras compradas com o suor do nosso trabalho (a secretaria não dá geladeira, microondas etc… estas coisas nós compramos para poder trazer nossas marmitas de casa visto que 90% de nós almoça dentro do prédio mesmo.), e mesmo que tais bens não fossem comprados com nosso dinheiro, que viesse do poder público, ainda não teriam o direito de vandalizar. Destruir o que quer que seja no fim acaba enfraquecendo o poder de negociação destes mesmos jovens.

Se a ocupação visa um dialogo com o poder publico na figura da professora Raquel, ótimo, mas sem agredir servidores que já tem cerceado, pela nossa estrutura politica e de politicagem,  seu direito a opinião. Não somos inimigos dos estudantes, só perdemos nossa voz a muito tempo atrás, quando tomamos posse em nossos concursos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s