Projeto Rapunzel IV – Depois de meio ano

downloadFaz tempo que não venho aqui falar de cabelos – mas não significa que esqueci o meu projeto kkkk

O fato é que com tanta coisa acontecendo no mundo tive uma série de assuntos mais pertinentes que minha adorada juba. Além disso, tem o fato de que o cabelo cacheado não mostra muito crescimento nas fotos, e eu decidi que não vou ficar escovando para ver o crescimento – estou evitando o secador, escova e chapinha deixando a escova lisa para algum dia que queira parecer diferente.

Ando apaixonada nos meus cachos como nunca pensei que ficaria, descobri neles uma praticidade que me deixou abismada. Sempre acreditei no MITO  de que o cabelo alisado desse menos trabalho. Fiz meu primeiro relaxamento aos 9 anos de idade e não voltei a ver meu cabelo sem químicas (relaxamento ou progressiva) até os 33 anos. Foi uma vida inteira ACHADO QUE ESTAVA DEIXANDO MINHA ROTINA MAIS PRATICA – mas a verdade é sempre um choque. E a verdade é que meu cabelo hoje é muito mais pratico – com cachos, friz e tudo mais.

Como disse em post anteriores eu exagerei na dose, misturei progressiva com descoloração ao platinar o cabelo entre 2015 e 2016. Embora fosse loura (meu cabelo é l ouro escuro) a gente nunca está satisfeita com nada – então lá fui eu. – Eis o drama – cabelos platinados requerem muito cuidado e apesar de cuidar bem das madeixas, o que é caro pacas eu continuei agredindo fazendo o retoque da progressiva uma vês a cada 30 ou 60 dias conforme o crescimento. meu cabelo sempre foi bom para crescer e raiz logo ficava alta. Não há fio que resista ao exagero. Se eu nunca tivesse descolorido talvez essa rotina não fosse um problema – afinal fazia anos que meu cabelo ia aceitando bem o processo e estava imenso. Mas o fato é que fritou, ficou elástico, horrível, só prestava escovado e pior, a escova ficava estranha de um dia para o outro. Lavar a cabeça e sair com o cabelo molhado – impensável, ser vista sem hidratar, reconstruir e escoar – nem pensar, nem morta.

IMG_1364

2015

Gastava mais com o cabelo do que com o carro, que com lazer, ou seja que com a vida em si. Então comecei a observar na qualidade da minha raiz, do quanto o cabelo sem progressiva era mais macio, suave e ficava melhor escovado que resto e decidi – chega de alisar.

Além disso via minhas fotos loura e lisa e não me sentia muito eu – o cabelo não tinha nenhum volume. Não emoldurava o rosto, parecia quase sempre colado no topo da cabeça embora as pessoas dissessem que estava lindo e elegante, eu sempre tive um certo volume, e sentia falta dele. Estava me vendo como uma copia pálida de mim mesma. Algo que agradava ao mundo e não a mim. Eu era um esteriótipo perfeito – loura platinada de olhos verdes e pele clara.

IMG_1369

Ainda Alfaparf 8.4 – dependendo da luz 

1º passo foi ficar ruiva – joguei o alfaparf 8.4 sobre a base loura – mais fácil de retocar e mais próximo do meu cabelo natural que é louro escuro e que dependendo da luz tendia para o ruivo ou para o louro acinzentado.

20160305_170407000_iOS

cor da henna em ambiente fechado 05/03/2016

2º passo – comecei a cortar. Todo mês tirava um bom pedaço do cabelo. Odiava a parte danificada. Experimentei cronograma capilar, low poo, etc…

3º Conhece a Henna – plantinha maravilhosa que colore de ruivo cor cobre, é 100% natural, foi o que reduziu a sensação de aspereza e deu uma boa recuperada na parte elástica e até ajudou o cabelo a dar uma cacheada. A cor bem mais natural que a da tintura, deu um up no crescimento das madeixas. Em resumo só amor.

4º Em janeiro deu a louca – passei a tesoura de vez e cortei tudo que tinha tinta e progressiva. Ficou a base virgem – louro escuro, mega curto. Continuei/continuo usando a Henna e amo a cor dela sobre o meu cabelo natural.

Uma coisa legal sobre a Henna é que a cor muda conforme a luz que incide sobre o cabelo. Nunca tiro duas fotos iguais.

img_2936-2

cor da henna em ambiente fechado 07/03/2016

Após este ultimo corte em janeiro veio a chocante verdade que nenhum salão quer te contar – Cabelo cacheado NÃO DÁ TANTO TRABALHO QUANTO O CABELO ALISADO.  Juro.

O cabelo cacheado me deu uma liberdade que eu não conhecia porque comecei com as químicas aos nove anos de idade. Descobri que posso levantar cedo e passar a mão com um pouco e creme e sair de casa, tem dias que nem isso preciso fazer, já acordei com ele lindo e perfeito, posso sair com o cabelo molhado sem me preocupar se vai secar estranho. Sempre que seca faz os cachinhos e todo  mundo elogia o volume, o formado de molinhas, a cor…

IMG_5847

dia 20/07/2016

AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA – O CRESCIMENTO.

Ao longo destes quase sete meses experimentei um monte te coisas – algumas deram resultados e outras nem tanto.

1º Cronograma capilarnota 8,00 – Ajudou, mas não faz  milagres. É bom para manter o cabelo saudável e evitar quebras, afinal cabelo quebradiço não mostra crescimento.

2º Umectação capilar – em especial método champi – nota 10,00 – amo de paixão. Faço toda semana porque faz bem para o couro cabeludo, deixa meu cabelo definindo  e sem friz pelo simples fato de que meu cabelo NUNCA MAIS ficou ressecado. (óleos naturais – sem parafina, nem silicones pelo amor de Deus – a regra é o óleo natural que vai para o cabelo é o mesmo que pode ser usado para comer ) Meus preferidos – óleo de semente de uva – leve fácil de aplicar, óleo de rícino – fácil de achar em farmácia, óleo de amêndoas – não é tão fácil de achar puro, mas fica perfeito misturado com rícino, óleo de abacate – nunca sozinho sempre com rícino e/ou amêndoas.

3º shampoo Crece Pelo da Boé nota 10,00 – Comprei o shampoo sem levar muita fé e morrendo de medo de estar jogando dinheiro fora. Amo de paixão a sensação no couro cabeludo e claro o resultado a partir da 2ª semana. Não uso em todas as lavagens, como ele é forte e pode ressecar uso uma vez por semana nos outros dias sigo a rotina low poo.

4º Aloe Vera – vulgo – Babosa nota 10,00  A sabedoria das nossas avós é uma coisa que transcende os séculos XX e XXI.  Eu achava que tecnologia tinha superado as receitas caseiras – outro engano. – desde o começo do ano tenho tomado suplementação alimentar (alterno Lavitan A a z + com Lavitan Mulher) e já tinha notado diferença gritante no crescimento nos meses que usei direitinho e nos meses que não e não vi surto de crescimento igual a 1ª semana que usei babosa na hidratação. Foi literalmente um surto de crescimento. Agora uso toda semana, no sábado/domingo que lavo com o crece pelo hidrato com uma mistura de babosa, óleo de rícino, e óleo de abacate com 2 colheres de creme sem silicone nem parafina. Deixo no cabelo enquanto arrumo a casa, ou faço qualquer outra coisa. O  mínimo é 30 minutos e o máximo eu não sei, metade do dia! kkkk depende do quanto estiver ocupada “no lar”. – Benefícios – facilita o uso de óleos e sua retirada sem o cabelo ficar pesado, o cabelo fica super macio e sedoso, sem friz , mesmo duas ou 3 lavadas com ou sem shampoo com sulfato o cabelo mantem os cachos definidos e suaves ao secar, o crescimento é surpreendente. Até as pessoas mais próximas comentam entre uma semana e outra a diferença no comprimento. 

observação importante – Esqueça a murrinhagem na hora de comprar um creme para a hidratação – independente se vai usar puro ou fazer a misturinha caseira com a babosa use um creme bom. Escolha um creme que não tenha silicones insolúveis, nem parafina que seja bom para o seu cabelo. Não escolha só pelo preço. Claro que tem gente que dá certo com baratinhos como monange rosa. Definitivamente não é o meu caso. Compro principalmente BOTICA CACHOS – da bio extratus – MÁSCARA HIDRATAÇÃO INTENSIVA – Read more at: http://scl.io/ocyS63mv#gs.3ZgpgeE, O novex no poo. 
   downloadcreme_embelleze_novex_multifuncional_no_poo_1kg

5º Suplementação alimentar –  nota 10,00 Tem gente que sua imecap hair, pantogar e outros. Não tenho grana para pantogar e seus primos caros. Então optei pelo Lavitan que é fácil de achar e tem preço bastante acessível. Além destas obvias vantagens tem o fato que eu comparei Lavitan Hair, Imecap Hair e outros e com raras exceções como o Pantogar -as composições são as mesmas e estão abarcadas dentro dos lavitan mulher e Lavitan A a z + que por natureza são mais completos. Pois bem, como além de focar no crescimento do cabelo eu sinto um sono que é infinito eu optei pelos complementos mais completos. Um mês tomo o Lavitan Mulher e no outro tomo o A a Z +. Tem me ajudado a ter mais disposição, ficar  mais atenta e produtiva e melhorado muito a qualidade e crescimento dos cabelos e unhas.

6º Mudar a forma de lavar os cabelos – nota 10,00  Como você lava seus cabelos? Lambuza de shampoo e esfrega as pontas? ISSO NÃO TE PERTENCE MAIS – KKK – Especialmente se for crespa ou cacheada. Nosso cabelo não é uma calça jeans que você esfrega até sair a sujeira da semana. Independente se vai adotar a rotina low poo, se vai usar shampoo com ou sem sulfato,  SHAMPOO É PARA LAVAR O COURO CABELUDO – LÁ QUE TEM BACTÉRIAS QUE SE ALIMENTA DE SUOR E FUNGOS. Você não leu errado não, couro cabeludo pode ter bactérias e fungos e em excesso podem causar seborreia, mal cheiro etc. Como resolver isso? Não é usando um vidro de shampoo a cada lavagem, nem comendo anti resíduos com farinha. O melhor modo de lavar os cabelos é colocar o shampoo nas mãos esfregar as mãos um pouco e depois ir massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Ou diluir o shampoo com um pouco de água antes de aplicar, sempre massageando apenas o couro cabeludo, sem pressa. Faça uma boa massagem ao invés de esfregar. Ao massagear com as pontas dos dedos vai estar estimulando o fluxo de sangue no couro cabeludo, fortalecendo a raiz e estimulando o crescimento, vai remover de forma suave toda a sujeira e não vai agredir nem tensionar os fios. Enxague bem e repita o processo. Vai notar que limpa muito mais que apenas esfregar o cabelo todo, no enxague que vai descer o shampoo d7e1064067d83701fc3763c9bc7ddd11limpando o comprimento tos fios, não precisa esfregar. Uma dica muito boa é a escova ricca flex hair, antes do segundo enxague, ainda com shampoo no couro cabeludo eu uso essa escova para pentear suavemente os cabelos. Como ela foi feita para os cabelos molhados ela não estraga os fios . Ela que distribui o shampoo no comprimento do cabelo. Aí só deixar a água tirar tudo – hidratar e condicionar. Estou desde janeiro sem ver uma tesoura, meu cabelo não tem uma única ponta dupla.  Sempre recebo elogios de como meu cabelo cheira bem (em especial de amigos homens – aliás homem não repara muito em matéria de cabelo, mas são unânimes em dizer que preferem o cabelo limpo e cheiroso em lugar de escovado) 

7º leave in sem silicones, nem parafina e de preferência sem parabenos – Se não sobrecarremos o cabelo com Leave in pesados, que deixam o cabelo com aspecto sujo logo no segundo dia, nem obstruem os poros, não precisamos abusar dos shampoos, nem lavar todos os dias porque o couro cabeludo não vai acumular aquela massinha branca (nojenta), não vai ter cheiro forte, pode ate melhorar a questão da sudorese da cabeça porque não vai ter uma película de produtos impedindo o coro de respirar e nem forçando ele a transpirar mais, nem a produzir mais oleosidade. – AH – MAS TENHO UM LEAVE IN QUE AMO, MAS TEM TUDO ISSO NELE. – neste caso use com moderação. Não sou a favor de rotinas espartanas em que tudo é proibido – sou a favor da moderação e na preferência por usar continuamente produtos menos agressivos.

Hoje em dia temos opções – não tantas quanto gostaria de produtos sem silicones nem petrolatos que deixam o cabelo lindo por mais tempo e sem quase por completo só com água o que permite usar condicionadores de limpeza durante a semana e o shampoo propriamente dito só no fim de semana ou quando sinto que meu cabelo pede uma limpeza mais profunda no decorrer da semana. (o bem estar quem manda, a sensação de limpeza kkkk) – Produtos-cabelos-cacheados-SAlon-Line-Todecachos

 Projeto Rapunzel – parte II – Pesquisa mostra que os cabelos mexem com a auto-estima

 Projeto Rapunzel III – falando dos contos do vigários sobre crescimento

 Big Chop, saindo da progressiva, projeto Rapunzel

Método Champi – como umectar o cabelo

 

Um pensamento sobre “Projeto Rapunzel IV – Depois de meio ano

  1. Pingback: Escova Progressiva AnaLéa Super Lizz Progress 2 Passos – Testei e Gostei (Editado) | Arwen Releituras

Deixe um comentário

